Patrimônio do Brasil






Este espaço foi idealizado para todos aqueles que se importam com nossos maiores patrimônios: os povos indígenas. Seja bem vindo!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

INVASÕES

Não é de hoje que as ameaças de invasões alarmam a sede da FUNASA em Manaus.
A transição da saúde indígena das garras da FUNASA para o Ministério da Saúde está mais do que causando um alvoroço entre os indígenas e profissionais... está causando um "tsunami"!  
É mais do que sabido que a briga para assumir a chefia de um DSEI  envolve questões políticas, questões indígenas e também questões financeiras, afinal a SESAI será seu próprio gestor. Em outras palavras, cada chefe terá autonomia financeira para administrar o seu DSEI.
A guerra, então, está declarada!
Indígenas querem a saída do atual POLÊMICO chefe do DSEI-Manaus Francisco de Assis, que além de assediar profissionais, fazer desvio de cestas básicas (entre muitas outras denúncias que envolvem seu nome), por outro lado este é mantido em seu cargo pelo Ministério da Saúde.
As populações indígenas estão indignadas com o descaso com a saúde indigena, uma vez que não foi para isso que lutaram tanto na criação da SESAI.
Outro fator importante a ser citado é que os profissionais que continuam cuidando da saúde indígena, são aqueles mesmos anciãos da FUNASA, que apenas migraram para a SESAI em busca de salários melhores!
Eu vos pergunto : Será que a mudança para a SESAI realmente foi realizada, ou só mudaram o nome?

Um comentário:

  1. Claro que não vai mudar nada.... isso aí é só pra inglês ver (ou pra índio ver). É pra todo mundo achar que eles estão mudando alguma coisa, que eles estão atendendo o pedido dos indios.... SERÁ QUE NINGUÉM VÊ ISSO?
    ACORDA!

    ResponderExcluir