Patrimônio do Brasil






Este espaço foi idealizado para todos aqueles que se importam com nossos maiores patrimônios: os povos indígenas. Seja bem vindo!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CRIAÇÃO DA SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA

O presidente Lula assinou no dia 19 de outubro de 2010, no Palácio do Planalto, o decreto de criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), no âmbito do Ministério da Saúde. Com a criação da secretaria, as ações de atenção básica a saúde da população indígena deixam de ser feitas pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), e passam a ser executadas diretamente pelo Ministério da Saúde, através da SESAI.

A criação da secretaria é fruto de uma reivindicação antiga dos povos indígenas, e de acordo com o ex - Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acontece após um longo processo de estudos e discussão. “É uma demanda que já estava nos compromissos no início do governo Lula, e atende um pedido antigo da população indígena”. O ex-ministro destacou também que a criação da SESAI deve-se em parte a luta do sanitarista Sérgio Arouca, autor da lei 9.348, que criou o subsistema de saúde indígena.
Para Edmílson Canale, representante da população indígena no Conselho Nacional de Saúde, a SESAI representa uma conquista para todos os povos indígenas, e uma oportunidade para melhorar as relações entre os indígenas e o restante da sociedade. “Como diz o ditado indígena, agora temos uma chance para mostrar que nós podemos todos viver como irmãos, algo que o homem branco ainda não entendeu completamente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário